1

Step–By–Step : Instalando e Configurando Build Service TFS 2012 Express RC no Windows 8

Com o lançamento do Visual Studio 2012 RC a Microsoft também lançou o TFS nas versões TFS 2012 RC e TFS 2012 Express RC , esta segunda voltada para equipes pequenas de até 5 usuários e que querem iniciar a atulização da melhor plataforma de ALM , hoje existente no mercado, e o melhor gratuita.

Nesta versão do TFS 2012 Express RC veio um recurso muito bacana e poderoso que é o TFS Build Services, com ele poderemos fazer Automação e Customização de Build, Integração contínua , entre outros. Abaixo iremos ver como instalar esse serviço no seu servidor TFS 2012 Express RC no Windows 8 RC.

Depois de instalado e configurado o nosso servidor TFS 2012 Express RC selecionamos a opção Build Configuration , então como não temos o serviço configurado, terá um link chamado Configure Installed Features , onde iremos clicar para prosseguir com a configuração do Build Services.

image

Nesta proxima tela iremos iniciar a configuração, clicando em Start Wizard

image

Teremos em seguida a tela inicial de configuração do Build Service e para continuar clicamos em Next

image

Na tela seguinte nós iremos escolher qual a collection que iremos configurar esse Build Service, neste caso estamos utilizando a Default Collection já criada no TFS 2012 Express RC. Em seguida clicamos em Next para avançar.

image

Nesta etapa iremos selecionar o nome de Build Agents que será executado no nossa máquina. MUITO IMPORTANTE lembrar que o numero de Build Agents que a instalação recomenda é de acordo com o numero de CPU Cores . Caso você aumente o numero de Build Agents , mais que o recomendado pela instalação, pode comprometer no desempenho da máquina no momento que estiver executando suas definições de Build. Para prosseguir iremos clicar em next.

image

Nesta proxima etapa iremos selecionar a conta que será autorizada a executar o serviço da Build. Deixaremos então por padrão como Local Service. Para prosseguir iremos clicar em Next

image

Na proxima tela iremos visualizar as opções que selecionamos durante as steps do wizard. Após conferir as informações clicamos em next para continuar.

image

O Wizar do Build Service neste momento irá executar as verificações necessárias, para confirmar se tem todos os requisitos necessários para concluir a configuração. Passando em todos os testes iremos clicar em Configure para configurar o Build Service.

image

Aguardamos o processo de configuração do serviço. Se todos os itens estiverem marcados como complete então nosso serviço de Build foi configurado com sucesso. Caso ocorra algum erro, o mesmo será informado na tela do Wizard e poderá ser visto no log de erros. Após concluido o nosso processo de configuração iremos clicar em Next

image

Caso todos os requisitos que o Wizard verifica para a configuração e todos os itens sejam configurados corretamente , então teremos o nosso servidor de Build funcionando perfeitamente no nosso Windows 8. Podemos então Clicar em Close.

image

Selecionando novamente o item Build Configuration podemos agora verificar que o nosso Build Service esta configurado e executando. Nesta tela também temos outras opções para controlar o nosso servidor de Build, como reiniciar, parar ou retirar o registro do nosso serviço, bem como adicionar novos agentes de Build.

image

 

Referências:

Para aprofundar seus conhecimentos acesse a comunidade de ALM

Blog Rogério Rodrigues

Plataforma Visual Studio 2012 Express

Download TFS 2012 Express

Rogério Rodrigues

Desenvolvedor .net , MSP - Microsoft Student Partner , Xamarin Student Ambassador.

  • Excellent put up, very informative. I ponder why the opposite specialists of this sector do not notice this. You must continue your writing. I am confident, you’ve a great readers’ base already!|What’s Taking place i am new to this, I stumbled upon this I’ve found It absolutely helpful and it has aided me out loads. I’m hoping to give a contribution & aid other users like its aided me. Great job.