5

Step – By – Step: Instalando e configurando TFS 2012 Express no Windows 8

Com o lançamento do Visual Studio 2012 RC a microsoft disponibilizou uma versão gratuita da sua ferramenta de ALM, o Team Foundation Server 2012 Express, o que podemos instalar no nosso computador pessoal , sendo suportado também no Windows 7 e no Windows 8, e o melhor utilizando o SQL Express 2012 e o Visual Studio 2012 para completar a sua plataforma de desenvolvimento, tudo isso gratuito.

O Team Foundation 2012 Express é indicado para todos os tipos de projetos, mesmo que inicie um pequeno projeto e ele ganhe uma dimensão muito maior, poderá migrar sem problemas e de forma fácil para uma outra versão mais completa em um servidor mais robusto.

O grande diferencial nessa versão express do produto , é que não tem somente o controle de versão, isso diversas ferramentas fazem, mas ele tem muitos diferenciais como:

– Licenciado para até 5 usuários

– Integrado com SQL Express 2012

– Controle de versão(.net, Java , php…)

– Gestão de Projetos (Tasks, bugs, modelo ágil)

– Automação de Build , integração continua…

– Visual Studio 2012 Express integra normalmente

Vamos iniciar a instalação do nosso primeiro servidor TFS 2012 Express RC no Windows 8 RC.

Clique no executavel da ISO de instalação do TFS 2012 Express RC:

Deixamos selecionado a opção padrão New Server , já que é o nosso primeiro servidor TFS que será instalado na maquina, e em seguida clicamos em Start Wizard:

Aparecerá uma tela como esta para iniciar a configuração do novo servidor TFS, clicamos em next:

Então o próprio instalar irá fazer a verificação checklist necessário para que contenha todos os requisitos necessários para a instalação do novo servidor TFS. Tendo todos os itens passados na verificação então clicamos em Configure
para iniciar a configuração do servidor TFS na máquina:

image

Configuração tendo ocorrido com sucesso e todos os itens completos ao fina da instalação, então clicamos em next para finalizar o processo de configuração do servidor:

Com o processo feito com sucesso, deverá aparecer uma tela semelhante a essa:

o

Todos os passos até aqui ocorrendo com sucesso conseguimos então instalar e configurar o nosso primeiro servidor TFS 2012 em uma maquina usando Windows 8. Clicamos em Close para fechar o Wizard:

Após fechar a tela anterior, aparecerá o console de Administração do seu servidor TFS, onde contem todas as informações necessárias para que tenha certeza que o mesmo esteja funcionando devidamente, links onde podemos trocar o usuario de serviço, trocar urls, atribuir permissões, configurar alerta de de emails, etc.

Clicando no item Team Project Collection verificamos a Collection Criada automaticamente como Default para o servidor TFS, assim como podemos criar outras Collections:

Iremos conectar o Visual Studio Express 2012 RC, também gratuito, ao TFS 2012:

Clicamos no item TEAM do menu superior e em seguida na opção Connect to Team Foundation Server :

Uma tela menor semelhante a esta, irá abrir, selecionaremos o nome do servidor instalado, na opção Select a Team Foundation Server. Após selecionar o servidor, clicamos em Connect:

Na sua aba TEAM EXPLORER a direita, algumas informações deverão aparecer. Como ainda não tem criado nenhum Team Project, iremos clicar na opção Create a New Team Project:

Abrirá uma tela menor igual a esta onde iremos colocar o nome para o Team Project, que é obrigatório e uma descrição, que é opcional. Feito isso, clicamos em Next:

Como havia falado no inicio do post, a versão do TFS 2012 Express RC, também faz a gestão de projetos e nele podemos escolher o template que mais se adeque a realidade do projeto.

Selecionado o template do projeto Clicamos em Next:

Como é um Team Project novo, não temos como criar uma Branch, então clicamos em Next, para prosseguir com a criação do Team Project. Na tela seguinte aparecerá algumas informações sobre o Team Project que estamos criando e clicamos em Finish para criar:

Após a criação do primeiro Team Project dentro de uma determinada Collection, então já pode criar um novo projeto ou mais para associar ao Team Project:

Usando o procedimento comum para criação de projetos, seguindo o caminho File > New Project :

Selecionamos o tipo do nosso projeto. Nesse exemplo estou criando uma aplicação do Visual C# > Windows Metro Style > Grid App (XAML). Observe que para associar diretamente esse projeto que será criado ao Team Project do TFS, a opção Add to source control precisa estar marcada, conforme a figura abaixo. Em seguida clicamos em OK:

Feito essa etapa ira aparecer uma tela semelhante a esta abaixo. Pode deixar as configurações padrões como já esta preenchida, mas caso queira organizar de uma outra forma, poderá criar uma nova pasta na opção Make new folder para armazenar os arquivos do projeto que acabou de criar associado ao Team Project que foi criado anteriormente, dentro do Source Control do TFS. Em seguida clique em ok:

Clicando na aba Solution Explorer, note que os arquivos do projeto tem um símbolo + nos seus arquivos, inclusive na Solution, isso significa que precisamos fazer o check in dos arquivos do projeto para que os mesmos sejam salvos dentro do Source Control do TFS:

Clicamos então com o botão direito em cima da Solution ou então em cima de um arquivo específico que queremos fazer o check in e em seguida clicamos na opção Check in:

Após clicar na opção Check in a aba Team Explorer irá apresentar as seguintes informações, que são os arquivos que irão para a base do source control do TFS. Observe que abaixo do botão Check in, pode adicionar um comentário , que serve com uma forma de identificar o porque foi feito esse Check in, mantendo assim um histórico mais organizado. Clique no botão Check in:

Aparecerá um prompt de confirmação, solicitando a sua intervenção para confirmar o check in dos arquivos ou não. Clicamos em YES:

Aguardamos o processo do TFS e logo em seguida todos os nossos arquivos foram armazenados na base do Source Control do TFS 2012 Express RC :

O Objetivo foi mostrar o quanto é fácil e gratuito ter boas ferramentas de ALM e Desenvolvimento, como o TFS 2012 Express RC e o Visual Studio 2012 RC, para otimizar e dar mais segurança aos seus projetos.

 

OBS.: Para integração com VS 2008/2010 é necessário instalar o SP1 e depois a atualização GDR. segue abaixo os links

Autalização GDR VS 2010

Atualização GDR VS 2008

 

Links:

Team Foundation Server 2012 Express RC

Visual Studio 2012 Express RC

Windows 8 RC

Rogério Rodrigues

Desenvolvedor .net , MSP - Microsoft Student Partner , Xamarin Student Ambassador.