4

Integração do TFS 2010 com o Project Server 2010 – Visão Geral

O Team Foundation Server 2010 é a melhor ferramenta de ALM hoje no mercado. Dentre os diversos recuros que ela possui podemos destacar: Melhor controle no seu trabalho, podendo assim localizar rapidamente Work Itens e acompanhar tasks, Excelente e seguro controle de versão , gerenciamento e proteção de compilações.

 

O Project Server 2010 funcionando sobre o Sharepoint Server 2010, entrega aos gerentes de projetos soluções flexíveis para acompanhar o status atualizado de cada projeto , bem como gerenciar a disponibilidade de recursos, tanto nas equipes que utilizam metodologia ágil como nas formais que trabalham no TFS.

 

Essa integração permite sincronizar as informações dos itens de trabalho do TFS 2010 com as tarefas dos planos de projetos que estão armazenados no Project Server 2010. Dessa forma os Gerentes e o time de desenvolvimento podem usar os recursos que desejarem, ter as informações atualizadas com precisão e compartilhando as informações.

 

Após os produtos serem devidamente configurados, o pacote de sincronização mantem todas as informações de planejamento e uso de recursos de acordo com o mapeamento feito entre os projetos do Project Server e os Team Projects do TFS 2010.

 

Irei abordar principais praticas para fazer a integração do TFS 2010 com o Project Server, porém ,antes de mais nada, para ativar essa troca de informações entre os produtos, tenha instalado e configurado na seu servidor o Sharepoint Server, Project Server 2007 com SP2 ou o Project Server 2010 e o Team Foundation Server 2010. Os Gerentes e o time de desenvolvimento deverão ter em seus computadores instalados o Office Project Professional 2007 ou 2010, o Visual Studio 2010 com o SP1 e principalmente implantar o Active Directory.

 

Etapas executadas pelo Administrador


Instalação


Iremos ver agora o que é necessário instalar para fazer a integração:

 

  • Instalar o SP 1 para o TFS 2010, em cada computador que tiver o App Tier  e que vai participar da integração
  • Instalar o Feature Pack para Integração do Project Server com o TFS, em cada servidor que tiver o Project Server instalado e que iria participar da integração.
  • Instalar o SP1 do Visual Studio 2010 em cada máquina cliente que tiver o Visual Studio 2010 ou o Team Explorer instalado.

 

Permissões


Para executar os procedimentos da integração você deve pertencer aos seguintes grupos e possuir as seguintes permissões:

 

  • A conta que irá configurar a integração deverá ser adicionada ao grupo de administradores do TFS 2010.
  • Adicionar ao grupo com permissões para  fazer o gerenciamento dos Enterprise Project e os Team Projects para que consiga fazer o mapeamento entre os mesmos.
  • Atribuir permissões administrativas para as instâncias do PWA, possibilitando assim, o registro das instancias do PWA com as instancias do TFS 2010.
  • Caso esteja usando o Project Server 2007 você deve atribuir permissão total ao Shared Services Provider (SSP)
  • Caso esteja usando o Project Server 2010 você deve atribuir controle total ao usuário para que tenha permissões suficiente para invocar o Service Aplication do Project Server. Além disso você precisa conceder ao usuário permissão ao pool de aplicativos do PWA Reporting database , para alterar qualquer schema, criar tabelas, excluir, executar, inserir, selecionar e atualizar.
  • Deve conceder aos membros do Team Project do TFS ao grupo de acesso do PWA, para que ao menos consiga abrir o projeto e visualizar o site no Sharepoint.
  • Inserir os usuários do Office Project no grupo de Readers do Team Project ou conceder a eles View Project – Level Information, para que possam ter acesso e atualizar os planos de projeto no TFS.

 

Configuração da integração

 

A seguir iriei informar um resumo dos procedimentos a serem efetuados para que a integração entre os dois produtos ocorra perfeitamente. Cada etapa usa TFSAdmin, ferramenta de linha de comando. Você irá encontrar essa ferramenta em um computador que esteja com o SP1 do Visual Studio instalado.

 

Para conseguir executar os comandos é necessário que execute esse prompt como Administrador, clicando com o botão direito.

 

Registrar Instância do PWA com TFS:

 

1. devemos registrar a instância do PWA com a APP Tier do TFS que armazena os Team Projects. Para isso devemos usar o comando abaixo:

 

TfsAdmin ProjectServer /RegisterPWA /pwa:pwaUrl /tfs:tfsUrl


Troque pwaUrl pela url da instância do seu PWA e o tfsUrl pela url do servidor que é usada para conectar o Team Explorer ao TFS, como no exemplo abaixo:

 

TfsAdmin ProjectServer /RegisterPWA /pwa:http://PWAServerName/PWAInstance /tfs:http://AdventureWorksServer:8080/tfs/


2. Mapear a instância do PWA com uma Collection:

 

TfsAdmin ProjectServer /MapPWAtoCollection /pwa:pwaUrl /collection:tpcUrl 


Troque o tcpUrl para a URL da Collection em questão, como no exemplo abaixo:

 

TfsAdmin ProjectServer /MapPWAToCollection /pwa:http://PWAServerName/PWAInstance /collection:http://AdventureWorksServer:8080/tfs/Collection0


3. Atualizar o mapeamento dos campos para cada Project collection que você tiver mapeado com uma instância do PWA:

 

TfsAdmin ProjectServer /UploadFieldMappings /collection:tpcUrl /useDefaultFieldMappings

 

Troque tcpURL pela url da Collection em questão, como no exemplo abaixo:

 

TfsAdmin ProjectServer /UploadFieldMappings /collection:http://AdventureWorksServer:8080/tfs/Collection0 /useDefaultFieldMappings


4.  Você deve associar um Plano de Projeto Coorporativo ou Enterprise Project Plan a um Team Project, esse Plano de Projejo já deve estar publicado no Project Server e o Team Project criado na determinada collection que já foi mapeada anteriormente. Nessa etapa também você deve listar os Work Itens que você deseja deixar sincronizado entre o Project Server e o TFS:

 

TfsAdmin ProjectServer /MapPlanToTeamProject /collection:tpcUrl /enterpriseproject:PlanName /teamproject:ProjectName /workitemtypes:ListOfTypes

 

Troque a tcpUrl pela URL da collection que esta sendo mapeada, o PlanName pelo nome do Enterprise Project que já esta hospedado no Project Server e já foi mapeado, o ProjectName pelo nome do Team Project criado na collecion e ListOfTypes pelos work itens que você deseja sincronizar, por exemplo se estiver usando um template agile , “User Storie, Task, Bugs”, sem espaços depois da vírgula como no exemplo abaixo:

 

TfsAdmin ProjectServer /MapPlanToTeamProject /collection:http://AdventureWorksServer:8080/tfs/Collection0/ enterpriseproject:MyEnterpriseProjA /teamproject:MyTeamProjB /workitemtypes:”User Story,Task”


5. Adicionar os membros do Team Project ao pool de recursos do plano de projeto coorporativo mapeado, para que consiga sincronizar os work itens atribuidos a cada membro do Team Project com as tarefas do Enterprise Project .

 

Etapas executadas pelo  Gerente e o Líder da equipe

 

 

Verificar a Sincronização dos dados é uma etapa crucial para que a integração do Project Server com o TFS tenha sucesso. Execute as etapas a seguir no Enterprise Project e no Team Project que você mapeou.

 

  1.  Adicione uma tarefa no cronograma e coloque para sincronizar com o Team Project do TFS, definindo nome do recurso,o team Project e o work item, em seguida publique no Project server.
  2. No Team explorer verfique a lista de pendências do projeto. Os novos work itens devem aparecer. Abra um work item e verifique em seu histórico se exibe a mensagem de sincronização com o Project Server.
  3.  Altere um dos Work Itens que foi replicado pelo Project Serve para o TFS. Vá na aba Project Server e modifique o item. Em seguida crie um novo item e selecione a opção Submit To Project Server e confirme para salvar o novo Work Item.
  4. No navegador, abra o PWA  e entre no Approval Center, para verificar o Work Item que você alterou e o novo que acabou de ser criado. Aceite a atualização do status e adicione um comentário a ele.
  5. Abra o Enterprise Project Plan e verifique se aparece os Work Itens aprovados.
  6. No Team Explorer atualize o Team explorer , abra os Work Itens que foram sincronizados com o Project Server e verifique as mensagens no histórico. Entre na aba Project Server e verifique se as atualizações que você aprovou no Project Server estão corretas, existe um tempo aproximado de 1 a 3 minutos para que essas atualizações apareçam.

 

Caso essas tarefas sejam executadas com sem erros , então processo de sincronização foi concluído com êxito.

 

Nesse artigo vimos que o processo de integração exige muito planejamento, atenção e paciência, para que no final tenhamos duas ferramentas muito poderosas em perfeita sincronia de dados e de forma transparente, conseguindo assim uma excelente plataforma para o gerenciamento de projetos.

 

Para saber mais:

Aprofunde seus conhecimentos na comunidade ALM DevBrasil

Fórum Team Foundation Server and Project Server Integration

Configuration Quick Reference

Configuring the Integration of Team Foundation Server and Project S…

Assigning Permissions to Support Integration of Project Server and …

Rogério Rodrigues

Desenvolvedor .net , MSP - Microsoft Student Partner , Xamarin Student Ambassador.

  • Excellent post , I am going to spend more time researching this topic

  • Muito interessante esta post, eu realmente adorei da forma que voce explicou o assunto, espero ver mais posts iguais este! beijos

  • Wow..great site am really interested in your site, due to lack of time willcome back soon 🙂

  • Wow..great site am really interested in your site, due to lack of time willcome back soon 🙂